Anfitriãs do Conexão Brazuca

Polyana e eu nos conhecemos durante o curso de pós-graduação em marketing na Universidade de Pernambuco. Enquanto Poly seguiu seu caminho na indústria farmacêutica e, posteriormente, na área acadêmica e psicologia, eu permaneci no campo do marketing. No entanto, o desejo de me aventurar além das fronteiras do Brasil me levou a Sidney, Austrália, onde tenho vivido por mais de duas décadas.

Apesar da distância, nossa amizade continuou a florescer. Agora, com Polyana se especializando em psicologia de migração, decidimos unir minha experiência de viver, trabalhar e construir uma família no exterior com a visão acadêmica que ela desenvolveu. O resultado é o nosso novo podcast: Conexão Brazuca.

Ambas somos apaixonadas pelo estudo da cultura, comportamento humano, inteligência emocional e, é claro, por viagens e pela vida além das fronteiras. Através do Conexão Brazuca, pretendemos explorar histórias de aprendizado, mudanças e adaptação – elementos tão presentes na vida dos emigrantes. Nosso objetivo é fornecer oportunidades de reflexão para brasileiros que vivem ou pretendem viver no exterior, ajudando-os a ter uma experiência de emigração positiva. Junte-se a nós nessa jornada enquanto compartilhamos histórias inspiradoras, dicas práticas e insights valiosos para a vida além das fronteiras do nosso amado Brasil.

Eu sou Rosana Wayand e me mudei para Sidney, Austrália, logo após me formar. Embora tenha vivido uma experiência de emigração bastante positiva, não foi uma jornada livre de turbulências. Enfrentei desafios significativos, como a morte súbita do meu pai. Cheguei sem conhecer ninguém e sem um plano definido para o futuro. Eu simplesmente desejava viver o sonho.

No geral, a maior parte das coisas deu certo, mas após 25 anos, percebo as valiosas lições que aprendi ao longo do caminho e que gostaria de compartilhar com nossos ouvintes.

Além das histórias que estaremos contando no podcast, meu outro interesse é escrever. Eu coordeno um grupo de escritores e, como resultado, publiquei duas antologias de contos e histórias curtas com o grupo: Pieces of North Shore e Standing Our or Fitting In.

Eu sou Polyana Lins, psicóloga especializada em imigrações e psicologia. Minha paixão pela interculturalidade começou durante o curso de turismo que fiz na juventude, e pude vivenciá-la de perto quando meus filhos passaram dois anos em Portugal. Desde então, tenho dedicado minha carreira a esse tema fascinante. Adoro ouvir as narrativas e experiências relacionadas a essa troca intercultural e confrontá-las com o que estamos constantemente estudando. É um assunto que me motiva e inspira profundamente.

Muitas vezes, a mudança cultural e a separação da família e amigos podem ser fontes de estresse e ansiedade. Além disso, o sentimento de isolamento e solidão pode ser ainda mais acentuado quando se vive em um lugar onde a língua e a cultura são diferentes. Se você está enfrentando dificuldades emocionais e busca uma psicóloga, entre em contato: https://psipolyanalins.com/ – @psipolyanalins

Conversas com brasileiros no exterior: Conexão Brazuca